10 ERROS PARA EVITAR EM UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Em entrevistas de emprego, certos comportamentos podem ser eliminatórios, independentemente da qualidade do seu currículo e de qualquer motivação. Claro, nada se perde se você for realmente um bom candidato … mas é melhor evitar os erros!

Aqui está uma seleção de 10 erros que devem ser evitados:

Estar fora de polidez / chegar atrasado

É muito difícil livrar-se de uma má primeira impressão. Você deve saber que uma entrevista começa a partir da entrada na empresa: um candidato rude ou atrasado será automaticamente catalogado sem constrangimento pelo recrutador. Neste último caso, as desculpas são o mínimo que podemos esperar e podem poupar-lhe a aposta…

Estilo fashion

Nunca podemos culpá-lo por ter feito demais: a pergunta “devo colocar uma gravata / sapatos altos? Na dúvida, sempre favorecer o sim. Mesmo que a empresa seja considerada” jovem e relaxada “, você deve se preocupar e ser sério. No entanto, cuidado com o efeito “pinguim”, escolha um alfaiate / sapatos altos em que você se sinta confortável.

 

Faça seu stress parecer

O estresse na abordagem de uma entrevista é um estado perfeitamente normal. É muito importante controlá-lo ou, pelo menos, não deixá-lo aparecer. Os recrutadores certamente notarão seus “sinais” mais leves e sentirão imediatamente se você estiver desconfortável. Existem muitos exercícios de relaxamento que podem ajudá-lo a entender essa situação.

Outro erro: não olhe nos olhos de seu interlocutor … não há dúvida de olhar ou desafiar os olhos, mas desviar o olhar é igualmente inaceitável. Toda a sua atitude deve provar que você está presente, focado e envolvido!

 

Sendo muito autoconfiante / arrogante

A diferença entre um candidato certo e um candidato arrogante é muitas vezes mínima. Por força de afirmações, você perderá toda a credibilidade. Use exemplos, anedotas para ilustrar seus comentários. Não tenha medo de ser modesto, escolhendo frases como “Eu tive sorte o suficiente para …”

 

Não conhecer a empresa

Muitas vezes, os candidatos não conseguem aprender sobre a empresa. Ler o anúncio não é suficiente. Conhecendo a posição, mas também a empresa, seu setor, seus concorrentes permitirão que você permaneça em silêncio em frente ao recrutador e troque com ele, para mostrar a ele que a posição já está em suas mãos e que lhe interessa …, com internet agora você não tem mais desculpas!

Recite seu currículo

É muito importante controlar sua carreira e saber falar sobre isso. No entanto, evite responder rápido demais e, em especial, parece saber de cor seu currículo. Parecer natural é essencial! Em outras palavras, ao planejar sua entrevista, pense nas linhas principais, mas não memorize suas respostas. Também tente adaptar o seu discurso para a pessoa à sua frente e para a empresa … de acordo com as expectativas descritas na descrição do trabalho, cabe a você destacar a parte do CV que vai atingir a marca!

 

Conte toda a sua vida

Aqui estamos lidando com o oposto do erro anterior: a entrevista continua, você se sente cada vez mais à vontade … De qualquer forma. Mas tenha cuidado para não cair no excesso de familiaridade e não insistir em sua vida pessoal! É o recrutador que deve liderar a discussão: não discuta assuntos pessoais apenas se ele ou ela o convidar a fazê-lo.

 

Aproximando-se da remuneração cedo demais

Perguntas do tipo “Que remuneração você propõe? Ou” Quantos dias de RTT posso pedir? Devem ser evitados durante a primeira entrevista. Porque, mesmo que essas vantagens sejam elementos a serem levados em conta, elas não serão abordadas se o recrutador estiver interessado em sua candidatura e lhe propor uma nova entrevista.

 

Não tem perguntas a fazer

No final de uma entrevista, um “bom recrutador” sempre perguntará se você tem perguntas a fazer. Muitas vezes é um passo delicado para o candidato, mas permanecer em silêncio não é a solução. Uma simples pergunta refletirá seu interesse no trabalho e na empresa. Por exemplo, você pode fazer uma pergunta sobre as ferramentas que você teria que trabalhar, a estrutura da empresa …

 

Não está preparado as perguntas

O processo de uma entrevista é regido por determinados códigos e há questões que você não pode escapar. Essas perguntas “armadilhas” devem ser preparadas para não se sentirem desestabilizadas durante a entrevista. Essas perguntas não chegam a 100% das entrevistas, mas se elas chegarem e você estiver “seco”, seu bloqueio pode causar má impressão.

 

Pense que alguém será mais espontâneo sem não preparar nada: é exatamente o contrário. Domine seu currículo em seus dedos!

 

Gabriel Freitas, Vagas Vip

 

Fonte original: 10 ERRORS TO AVOID IN A JOB INTERVIEW

Deixe o seu pensamento

Vagas Vip e Você. Destacando você no mercado a cada dia e transformando sua carreira.